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Site permite cálculo da inflação em tempo real

Um bilhão de preços Manipulações à parte, o fato é que medir a inflação é um trabalho difícil, que emprega centenas de pessoas pesquisando preços em milhares de lugares diferentes. Segundo Roberto Rigobon e Alberto Cavallo, isto pode ser feito muito mais facilmente, e com maior precisão, usando a internet. Para isso eles criaram o "Projeto Um Bilhão de Preços". Ajustando um programa de pesquisa de preços pela internet, similar ao usado por sites de cotação, os pesquisadores já estão monitorando 5 milhões de itens de consumo a cada dia - em 70 países diferentes. O projeto começou coletando preços de supermercados. A seguir foram incluídos produtos eletrônicos, roupas e móveis. Agora a lista de itens pesquisados é enorme, incluindo inclusive imóveis. Índice de inflação da internet A aferição do "índice de inflação da internet" está sendo feito por meio de comparações com os índices oficiais, e os resultados se mostraram muito próximos e de forma consistente, ao longo dos três últimos anos. "A tentação é dizer que isto está se tornando um substituto para o Índice de Preços ao Consumidor," diz Cavallo. "Mas nós preferimos pensar nele como uma abordagem complementar." Segundo o pesquisador, o governo está fazendo um bom trabalho na medição da inflação, mas o Projeto Bilhão de Preços pode revelar tendências inflacionárias mais rapidamente, abranger uma amostra de produtos maior e tornar os resultados disponíveis mais prontamente - em tempo real. Manipulação da inflação Cavallo, que é argentino, contou que a inspiração para a criação do projeto veio da manipulação que o governo do seu país fez com os índices de inflação nacionais, para fazer parecer que a inflação não era tão alta quanto era na realidade. "As pessoas iam ao supermercado e viam que a inflação era muito mais alta do que o que o governo estava dizendo," conta ele. "Eu pensei que devia haver uma forma melhor de fazer isso." Se o projeto for adotado de forma mais ampla, poderá ser o fim da capacidade dos governos de manipularem os índices, algo bastante comum em vários períodos da também na história do Brasil. Mas há outros benefícios: "Um dos grandes benefícios que um projeto como este oferece é que você pode capturar uma dinâmica de maior frequência, que pode ser mascarada nos dados mensais", diz Neiman Brent, professor de Economia na Universidade de Chicago, que não está envolvido no projeto. Brent acrescenta que a iniciativa se aplica à pesquisa sobre os preços em geral e não apenas aos itens que compõem a cesta de bens usada para calcular a inflação. Ajustes necessários O trabalho, contudo, ainda não está terminado.

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Enquanto é fácil usar a internet para coletar preços de produtos eletrônicos e listas de supermercados, o mesmo não acontece, por exemplo, com os serviços de saúde, incluindo consultas e medicamentos, que dificilmente têm seus preços anunciados na internet.

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Outra área na qual o Projeto ainda não é eficaz é no custo da mão-de-obra, uma vez que a remuneração dos trabalhadores vai além de um simples salário publicado em anúncios de emprego.

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Fonte: Inovação tecnologica

Publicidade na internet supera jornais pela primeira vez

Em 2010, os gastos com publicidade na internet nos Estados superaram os direcionados a jornais, segundo a empresa de pesquisas eMarketer. O dado confirmou as previsões, mas não foi um fenômeno isolado: já em 2013, afirma o estudo, os gastos com anúncios na internet nos EUA, o maior mercado publicitário do mundo, serão superiores à soma das despesas com publicidade em jornais e revistas.

Segundo a pesquisa, a internet recebeu no ano passado anúncios que somaram US$ 25,8 bilhões (mais de R$ 42 bilhões em valores de hoje), o que correspondeu a 16,9% do total. Aos jornais, por sua vez, foram destinados US$ 22,8 bilhões, uma fatia de 14,9%. No ano anterior, as participações da web e dos jornais de papel foram de 15,4% e 16,9%, respectivamente. Em em 2013, quando a internet chegar a 21,9%, jornais e revistas terão 12,3% e 7,7%, respectivamente.

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No estudo, a eMarketer diz que o mercado publicitário continuará sua “lenta recuperação” da recessão – e sob essa perspectiva, a empresa faz projeções para a indústria até 2015. Em quatro anos, as despesas com publicidade chegarão a US$ 173,6 bilhões, de acordo com o prognóstico, que prevê um bolo total de US$ 154,6 bilhões neste ano, montante apenas 1% maior que os US$ 153 bilhões de 2010. Em 2015, segundo a projeção, de cada quatro dólares, um será aplicado na internet. A fatia da web será de 25,6%; a de jornais, de 11,4%, e a de revistas, de 6,7%.

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Em uma indústria com crescimento firme nos próximos anos – entre 2009, ano que ainda vivia sob o impacto negativo da crise global, e 2015, os investimentos crescerão 18% –, os veículos impressos serão os únicos que minguarão, ainda de acordo com a eMarketer. Nesse intervalo, os jornais passarão de US$ 24,8 bilhões para US$ 19,8 bilhões, as revistas, de US$ 15,5 bilhões para US$ 11,1 bilhões, e as malas diretas (em papel) de US$ 10,3 bilhões para US$ 5 bilhões. A publicidade na internet dobrará de tamanho, passando de US$ 22,7 bilhões para US$ 44,5 bilhões.

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A televisão mantém-se na dianteira da atração de dinheiro para publicidade nos EUA. Sua fatia foi de 38,6% em 2010 e deverá passar a 39,1% neste ano. Para 2015, a projeção é que seu naco se estabilize, ficando em 39,2%.

Fonte: Último Segundo

Sacolas plásticas dão lugar a embalagens recicláveis

Os supermercados, a partir de agora, passam a ofertar algo além do que é vendido nas prateleiras: o artigo 4º da lei 9.529, vetado pelo Executivo e que determina a substituição de sacolas plásticas por embalagens biodegradáveis, foi promulgado pelo presidente da Câmara, Totó Teixeira, no Diário Oficial do Município do dia 29 de abril. Comprovando, a cada dia, que a responsabilidade ambiental vem saindo do papel, o artigo prevê a aplicação de penalidades, que variam de R$ 1 mil até a cassação do alvará de funcionamento dos estabelecimentos que não fizerem a substituição, no prazo máximo de três anos.

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A lei é originada do projeto 1.332/07, de autoria do vereador Arnaldo Godoy, que afirma que as sacolas e sacos plásticos jogados nos bueiros entopem as redes de esgoto, causam enchentes e dificultam a compactação e decomposição dos detritos nos lixões. “Os vereadores tiveram grande sensibilidade ecológica ao derrubar o veto, mostrando a preocupação desta Casa com o meio ambiente”, ressaltou.

Em Belo Horizonte , alguns empresários já substituem gradativamente as sacolas plásticas por material biodegradável, como a Padaria Bonome e o supermercado Verdemar. “Estamos em conversações com outros empresários, buscando novas parcerias para a efetivação da lei”, afirmou o parlamentar.

Em segundo turno, a matéria foi aprovada por unanimidade na Câmara e elogiada pelos parlamentares da Casa. A sacola plástica utilizada no comércio leva até 400 anos para desaparecer no meio ambiente e representa 9,7% do lixo produzido em todo o país. Uma alternativa, também ecologicamente correta é o uso de sacolas de lona retornáveis, como era feito antes da explosão da indústria do plástico.

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Alguns municípios do Estado do Paraná pretendem aplicar lei de crime ambiental sobre os supermercados que não adotarem alternativas ao uso de sacolas plásticas. De acordo com o vereador Arnaldo Godoy, são atitudes ainda muito tímidas, mas que podem ser o início de uma grande mudança dos rumos da humanidade. A discussão já se estendeu para o âmbito do poder municipal, também de Maringá e Curitiba, com programas que prevêem a substituição de sacolas plásticas por sacos de lixo biodegradáveis ou retornáveis.

Fonte: http://www.cmbh.mg.gov.br/

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A Mendes Internet é uma empresa que atua no mercado mineiro a mais de 17 anos, desenvolvemos projetos de criação de sites em Belo Horizonte e para todo o Brasil com base em cálculos e pesquisas com a concorrência de nossos clientes, visando planejar a melhor estratégia para construir a sua página e deixar sua empresa à frente de sua concorrência.

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